Páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

amizade

Cinco séculos antes de Cristo, Confúcio, pensador e filósofo chinês, referia cinco tipos de relações interpessoais. Imperador e súbdito; pai e filho; homem e mulher; irmão mais velho e irmão mais novo. Estas quatro formas relacionais seriam, naquela época,  hierárquicas, entre superior e inferior. Para além destas identificava uma outra relação, a quinta, que não se refere a uma relação hierárquica mas que se estabelece entre iguais: a amizade. 
A amizade é  uma relação especial, uma formar ética do amor e moralmente correta, uma relação entre amigos. A amizade é uma relação verdadeira e autêntica, mas os amigos não têm que estar sempre de acordo em tudo, são iguais porque não há superior nem inferior, são diferentes porque podem sentir o mundo de maneira distinta.  Alberoni, pensador italiano, refere que "O amigo não é um guru dono da verdade. A revelação do amigo não é um ensinamento. É um chegar juntos à mesma conclusão, a partir de pontos de vista diferentes. É uma convergência na verdade." O amigo não engana, fala-nos com verdade, mas é sempre a verdade dele, a sua perspetiva do mundo. Por isso a amizade é sempre o resultado de uma série de encontros, que podem  ser pontuais, mas bem sucedidos. Por a amizade ter uma componente ética tão forte, parece ser verdade o ditado "diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és". Os amigos são tolerantes, amam a inteligência e a criatividade, mas ao mesmo tempo são intransigentes. Quando penso na amizade, lembro-me quase sempre de uma referência poética do que significa ser-se amigo de verdade, através de sábias palavras do poeta popular António Aleixo:

"Contigo em contradição,
pode estar um grande amigo.
duvida mais dos que estão
sempre de acordo contigo."

Amigo é aquele que tem a coragem de discordar perante o amigo quando sentir essa necessidade, e ao discordar não sente constrangimento, é absolutamente livre. A  liberdade é a responsabilidade da reciprocidade verdadeira, por isso, a relação de amizade é sempre uma relação feliz.











Sem comentários:

Enviar um comentário